Campanha em defesa do diploma deve ser intensificada neste final de ano

selo_campanha32A campanha nacional em defesa do diploma tem um grande desafio neste fim de ano: manter a mobilização para sensibilizar o Supremo Tribunal Federal sobre a constitucionalidade da exigência de curso superior em Jornalismo como requisito para exercer a profissão. A Coordenação da Campanha alerta que o julgamento pode ocorrer até o dia 19. Em três estados haverá eventos com o lançamento do livro “Formação Superior em Jornalismo – Uma exigência que interessa à Sociedade”. O Encontro Nordestino de Professores de Jornalismo será, também, espaço de fortalecimento do movimento.

Como o recesso do Judiciário se inicia no dia 19 de dezembro, as próximas duas semanas revestem-se de grande expectativa para os jornalistas brasileiros. Em reunião realizada segunda-feira (07/12), a Coordenação Nacional da Campanha em Defesa do Diploma traçou as orientações para o próximo período. “Vamos alertar todos os apoiadores para estarem preparados para rápidos movimentos a qualquer momento, como a presença de representantes de entidades em Brasília e a promoção de atividades nos estados no dia do julgamento”, conta Valci Zuculoto, diretora da FENAJ e membro da Coordenação da Campanha.

Valci lembra que em outros momentos onde o questionamento do diploma esteve à prova no Judiciário ocorreram posicionamentos em períodos de final de ano. “Por isso, além dos lançamentos do Livro já marcados para este período, é importante que as entidades que realizam festas de final de ano não deixem de promover a campanha, com banner, adesivos, camisetas, livros e outros materiais, como também se mantenham atentas”, sugere.

Mobilização
O lançamento do livro “Formação Superior em Jornalismo – Uma exigência que interessa à Sociedade” vem sendo importante instrumento de mobilização dos apoiadores desta luta. No RS, o Sindicato dos Jornalistas concluiu, no dia 1º de dezembro, o ciclo de palestras e visitas a faculdades e universidades do Estado. O último encontro ocorreu na Unipampa, em São Borja.

Já no dia 2, durante o Fórum de Debates 1ª Terça, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais, o lançamento do Livro foi uma das atividades em destaque. Os autores de dois dos textos presentes no Livro, o desembargador federal da Justiça do Trabalho/3ª Região, Antonio Álvares da Silva, e a professora Valéria Said Tótaro, diretora do SJPMG e do Fórum Mineiro de Professores de Jornalismo, foram debatedores.

Álvares contestou vários argumentos contrários à exigência do diploma. Ele classificou o argumento de que Jornalismo é arte e talento como metafísico. “Quero é saber se você sabe elaborar uma notícia, se usa aspecto crítico na profissão, se sabe escrever um editorial, dimensionar os fatos… Isso não se faz por arte, mas por ciência. O jornalismo, por ser técnico, exige conteúdo. E se ele vier com talento, melhor”, disse. Já Valéria registrou que há maior ameaça de precarização profissional sem a obrigatoriedade do registro para o exercício do Jornalismo. “Se você não tem uma regulamentação, qualquer empresário vai lhe propor contratação por qualquer valor e ele vai te responder com a maior naturalidade, se negar a oferta: ‘Não quer? Tem 25 mil na fila esperando’ … A desregulamentação acaba favorecendo a burla”, sentenciou.

Novos lançamentos
A agenda de atividades nos estados prossegue nos próximos dias. Nesta quarta-feira (10/12), o Sindicato dos Jornalistas do Paraná promove o lançamento do livro “Formação Superior em Jornalismo – Uma exigência que interessa à Sociedade”, às 19h30, na Mega Store das Livrarias Curitiba, no Shopping Estação. A presidente do Sindicato e vice-presidente da FENAJ-Sul, Aniela Almeida, o diretor de Defesa Corporativa do Sindicato, Márcio Rodrigues, e a diretora de Educação e Aperfeiçoamento Profissional da FENAJ, Valci Zuculoto, falarão sobre o conteúdo do livro e sobre o movimento em defesa do diploma.

Fonte: Fenaj

Anúncios

0 Responses to “Campanha em defesa do diploma deve ser intensificada neste final de ano”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: