Vovó blogueira

016107070001Por Rachel  Sterman


Vovó Neuza é tão apaixonada por São Paulo, que o forro da mesa de jantar é um mapão do centro expandido.

Ela estava numa loja de informática esperando atendimento quando ouviu outro cliente perguntar ao vendedor, apontando um pen drive: “Isso aqui é um iPod?”. Vendo que o vendedor não respondia, tratou ela mesma de esclarecer a dúvida: “Não. Isso é um pen drive”. Todos na loja se surpreenderam: “Como a senhora sabe?”. E ela respondeu, com naturalidade: “Eu tenho um, oras”.
Neuza Guerreiro de Carvalho tem 78 anos. Fez faculdade na época que Biologia chamava-se História Natural. Formou-se em 1951, na Alameda Glette, no antigo casarão que abrigava alguns cursos da Universidade de São Paulo, muito antes da Cidade Universitária existir.
É natural do Brás, mas morou a vida toda na Lapa. Hoje, viúva há 8 anos, mãe dois filhos e quatro netos, dedica-se a atividade de resgate de memória da cidade São Paulo e publica suas pesquisas informais em um… blog! Sim, Dona Neuza é blogueira.
Fala com desenvoltura sobre o Google, Photoshop, Page Maker e pen drives. Foi iniciada na tecnologia quando cuidava da mãe doente, há cerca de dois anos, pelo filho que a ensinou a postar seus textos no blog. “Às vezes eu preciso tratar imagens e uso o Photoshop e, para diagramar meus livrinhos, uso o Page Maker”, conta.

Aprendeu mexendo, fez diversos cursos específicos e parece não se intimidar com a tecnologia. “Quis aprender, porque queria me sentir gente. Queria entender do que meus filhos estavam falando”, justifica. “Sou muito curiosa, sempre gostei muito de estudar. Então, a partir do momento que entrei na internet, tudo que eu queria, ia pesquisar. O Google está aí para me dar a resposta. É muito engraçado isso mesmo”, diverte-se.
Dona Neuza conhece profundamente a cidade. “Não só do ponto de vista turístico, de dizer datas etc. Eu conheço muito São Paulo de paixão”, declara. Estuda todos os cantos – tem preferência pelo centro – e não vê sentido em não compartilhar todo o conhecimento que adquire em suas andanças. “Sou paulista, paulistana, nunca saí daqui e leio muito sobre São Paulo. Fuço muito em tudo quanto é lugar, mas mais no Centro. Não dá, né? São Paulo é muito grande para você querer abranger muito”, esclarece.
Trabalha por conta própria no que chama de três vertentes da cidade: arte, literatura e música. Para isso, faz cursos de apreciação musical, história da arte no Brasil, arte e ciência e cinema. Todos na USP: alguns para terceira idade, outros como ouvinte na graduação. Já foi convidada para trabalhar como estagiária na Estação Pinacoteca (Fundação Nemirowsky) e atualmente ministra oficinas sobre resgate de memória para idosos no Museu da Língua Portuguesa.

Dona Neuza guarda livrinhos – diagramados por ela – com todas as histórias que escreve no blog e algumas que prefere não publicar

Por cada lugar que passa, Dona Neuza faz uma intensa e pesquisa e o resultado posta em seu blog. “Já que eu faço, quem não conhece, fica conhecendo”, revela. Em seu espaço na internet, a senhora coloca todos os tipos de textos: pesquisas feitas sobre monumentos da cidade com fotos, dicas sobre lugares interessantes (e baratos) para ir e, sua última investida, é postar os textos que ficam guardados na estante de sua casa: uma retrospectiva de sua vida, desde o dia que nasceu até hoje. A cada começo de ano, Vovó Neuza (como é conhecida na blogosfera) termina o capítulo do ano que se passou.
E pretende seguir fazendo isso: compartilhar pelo blog Vovó Neuza suas histórias, curiosidades e personagens – geralmente estáticos – de São Paulo.

Confira: http://vovoneuza.blogspot.com/

Anúncios

0 Responses to “Vovó blogueira”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: