Dia a Dia em Cuba!

eobvio em cuba

Caroline Formenton

Acho que depois de tanto perrengue, a gripe que não estava 100% curada antes de eu vir para cá, resolveu me fazer uma visitinha. Ontem depois de conseguir, finalmente, postar alguma coisa pra vocês, resolvi tirar uma pestaninha e acordei com a minha amiga cubana, Denise, me telefonando e me convidando para tomarmos uma caipirinha. Fomos a um bar e pela primeira vez ela aceitou minha gentileza de pagar o táxi. O que percebi aqui também, é que os cubanos são um pouco orgulhosos e que querem deixar claro que as dificuldades existem, mas que eles estão vivendo “muito bem” sim, obrigada!

Fomos ao bar e como era o dia de homenagem aos mártires da revolução, não podia ter música em nenhum lugar da cidade. Uma pena. Fomos para a parte de fora do bar e Denise encontrou uns conhecidos que trabalham com cinema, logo depois chegaram mais três espanhóis e uma senhora cubana que falava muito bem português e que conhecia mais do Brasil que eu mesma. Passamos a noite ali, conversando. Eu, mais ouvindo e tentando entender o que eles falavam quando se exaltavam falando de política  e cinema, do que falando. Um deles me perguntou do hotel e falou tudo o que eu vivo na prática aqui, a falta de gentileza, de ar condicionado etc, e quando eu fui dar minha opinião parecia àquela coisa de mãe defendendo o filho, elas podem falar mal e criticar sua prole, mas não os outros.

O entusiasmo quando política era o tema da conversa me fazia franzir a testa pra entender, mas ficou claro que eles, os cubanos, acreditam muito mais no sistema comunista do que no nosso. Quando falamos sobre cinema, Tropa de Elite, Cidade de Deus e Carandiru estavam entre os melhores do mundo. Com Carandiru no topo na opinião da maioria. E tem também o Ilha das flores, como o filme que melhor sintetiza a nossa vida e o mais fabuloso, sintetiza nossa vida a partir de um tomate.

Ok gente? Sei que vocês querem saber sobre Cuba e não sobre os papos cinematográficos. Rs. Deixa eu ir pra rua.

Torçam por mim!

Beijos cubanos.

0 Responses to “Dia a Dia em Cuba!”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

