Morre, aos 77 anos, o senador Ted Kennedy

ted-kennedy-300Morreu na noite de terça-feira o senador americano Edward Kennedy, mais conhecido como Ted Kennedy, aos 77 anos. Ele era o único sobrevivente do clã dos quatro irmãos Kennedy e também o parlamentar que permaneceu mais tempo como senador pelo estado de Massachusetts – foram quase 50 anos no cargo.

Ted Kennedy morreu em uma casa, em Hyannis Port, vítima de câncer. A notícia foi informada pela sua família. “Perdemos o centro insubstituível da família e a luz da alegria em nossas vidas. Agradecemos a todos que deram a ele assistência e apoio ao longo deste último ano, e todos que estavam com ele há muitos anos em sua marcha incansável em prol do progresso, justiça e oportunidades para todos. Ele amava este país, e dedicou sua vida para servi-lo. Ele sempre acreditou que nossos melhores dias ainda estão por vir. É difícil imaginar qualquer dia sem ele”, diz a nota.

O senador foi diagnosticado com um tumor no cérebro no começo de 2008, após sofrer uma convulsão. Desde que começou o tratamento contra a doença, Ted foi pouco visto em Washington. Segundo o jornal The New York Times, a última vez que ele esteve no Capitólio foi em abril, quando o presidente Barack Obama assinou uma lei do serviço nacional que ostenta o nome de Kennedy. O senador foi um dos principais cabos eleitorais de Obama nas eleições do ano passado.

O democrata era irmão de John F. Kennedy – que governou os Estados Unidos de 1961 a 1963, quando foi assassinado com dois tiros em Dallas, no Texas, durante uma viagem política ao estado -, e de Bob Kennedy, morto a tiros durante campanha para a nomeação presidencial democrata de 1968. John Kennedy foi atingido por tiros na cabeça e no pescoço. O suspeito do crime era Lee Harvey Oswald, que foi morto por Jack Ruby em 24 de novembro daquele ano, antes de ser indiciado.

O irmão mais velho de Ted Joseph P. Kennedy Jr, morreu em 1944, aos 29 anos, na Segunda Guerra Mundial. O sobrinho, John F. Kennedy Jr, conhecido como John-John, morreu em um acidente de avião em 1999, aos 38 anos.

Em sua única tentativa de concorrer à Casa Branca, Ted foi derrotado, em 1980. ainda assim, tornou-se um dos políticos mais influentes de seu país. “Um importante capítulo de nossa história terminou. Nosso país perdeu um grande líder, que recolheu a tocha de sua família e se tornou um dos maiores senadores de nossos tempos”, escreveu Obama sobre a morte de Ted.

Fonte: Veja / Foto: AP

Anúncios

0 Responses to “Morre, aos 77 anos, o senador Ted Kennedy”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: