Obama perto de conseguir acordo israelo-palestino

Opinião e Notícia

Expectativa é que o presidente norte-americano anuncie antes do fim de setembro entendimento que permite a retomada das negociações de paz.

Obama pretende dobrar Israel com a promessa de Washington adotar uma postura muito mais dura em relação ao Irã acerca do seu suposto programa de desenvolvimento de armas nucleares. Ao lado de Grã-Bretanha e França, os EUA planejam articular no Conselho de Segurança das Nações Unidas sanções contra o petróleo e o gás iraniano, o que paralisaria a economia do país.

Em troca, será pedido que Israel suspenda parcialmente a expansão dos assentamentos na Cisjordânia. A mensagem ao governo israelense é: o Irã é uma ameaça à existência de Israel; os colonatos, não. Embora as negociações venham sendo mantidas em sigilo, a França e a Rússia já se ofereceram para sediar uma conferência de paz.

Existe a possibilidade de o acordo israelo-palestino ser anunciado na Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque, na semana que começa no dia 23 de setembro, ou na cúpula do G20, em Pittsburgh, que acontece nos dias 24 e 25 do mesmo mês.

Netanyahu vai à Europa defender assentamentos

Primeiro-ministro israelense diz que vai pressionar para que os EUA voltem atrás em sua posição contrária à expansão dos assentamentos judaicos.

Nesta terça-feira, 25, um dia antes de se reunir em Londres com o enviado especial do governo Obama para o Oriente Médio, Benjamin Netanyahu manteve-se firme contra as pressões internacionais para suspender a  implantação de novos assentamentos judaicos na Cisjordânia.

Trezentos mil judeus israelenses vivem em território palestino ocupado. Israel diz que as novas construções são necessárias para suportar o crescimento dessas famílias. Os negociadores palestinos dizem que não vão retomar as negociações de paz até que os israelenses suspendem a expansão dos assentamentos.

Anúncios

0 Responses to “Obama perto de conseguir acordo israelo-palestino”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: