MEC define novas datas do ENEM: 5 e 6 de dezembro

Do site da Veja

O Ministério da Educação (MEC) definiu nesta terça-feira uma nova data para a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): dias 5 e 6 de dezembro. As datas, porém, ainda não são definitivas, já que o MEC precisa discuti-las com o ministro da Justiça, Tarso Genro. Ainda é possível uma nova alteração no calendário, caso Genro não dê aval para aplicação por questões de segurança.

 

O ministro da Educação Fernando Haddad vai se reunir com Genro durante a tarde desta terça. Ele quer pedir a participação da Polícia Federal e da Força Nacional de Segurança na aplicação da nova prova.

De acordo com o MEC, os Correios deverão fazer a distribuição dos lotes de exame a todo o país. Já o Exército ficará responsável pela segurança do armazenamento da avaliação.

Representantes de 55 universidades federais, de 31 instituições federais de ensino e de todas as secretarias estaduais da Educação admitiram adiar o início das aulas do primeiro semestre de 2010, que começariam em março, para poder utilizar a nota do Enem na composição de seus programas de seleção de estudantes. Algumas universidades terão também que adiar a data do vestibular para evitar a coincidência de datas com a nova prova.

O Enem, que deveria ter sido aplicado no domingo, foi adiado depois que o jornal O Estado de S. Paulo denunciou o vazamento da prova ao MEC, na madrugada de quinta-feira.

Por causa do vazamento, o MEC decidiu romper o contrato com o consórcio Connasel, que reúne empresas de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, e era responsável pela aplicação da prova. Se a responsabilidade do consórcio pelo vazamento ficar comprovada pelo inquérito policial, as empresas deverão ressarcir o ministério – o prejuízo com a aplicação de um novo exame pode chegar a 34 milhões de reais.

Anúncios

0 Responses to “MEC define novas datas do ENEM: 5 e 6 de dezembro”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: